FCP logo

Glórias do Clube prestaram uma última homenagem a Jorge Costa

Num “dia muito duro para todos”, vários ex-jogadores do FC Porto deslocaram-se à Igreja de Cristo Rei para marcarem presença no funeral de Jorge Costa, “um grande Capitão” que “defendia tão bem e com tanta força aquilo que é ser Porto” e conseguiu ser “unânime num meio de crítica”. No momento da despedida, os antigos companheiros recordaram o “Bicho” como “um grande homem, um grande jogador e um grande amigo” que “representava os valores do Clube melhor do que ninguém” e será sempre “um exemplo a seguir”.

Entretanto a Liga Portugal decretou um minuto de silêncio em honra de Jorge Costa nos jogos das competições profissionais entre sexta e segunda-feira.

Costinha
“É impactante em qualquer meio. Qualquer clube gostaria de ter um “Bicho”, tinham um carinho especial. Era agressivo e competitivo, mas aquela crença, forma de estar, carisma… não havia um clube que não invejasse ter um “Bicho” no seu balneário, que defendesse tão bem e com tanta força aquilo que é ser Porto. As homenagens vão ficar, porque todos sabem quem é o Jorge. O que me entristece é que o Jorge fez um longo caminho para regressar ao FC Porto e Deus chamou-o quando ele estava num bom momento. A vida é mesmo assim. Gostaria que as pessoas do FC Porto se lembrassem de quem é o Jorge. A formação pode dar ao Clube líderes ou jogadores como o Jorge. É normal que todos os pais, quando veem bons exemplos, queiram mostrar aos filhos que aquele é o caminho a fazer. É uma pessoa imortal.”

Chaínho
“É um dia muito duro para todos. O Jorge faz parte da minha história e simboliza tudo aquilo em que eu acredito. Foi um grande capitão, ajudou todos os que chegaram e eu não fui exceção. Na fase mais difícil ele dizia-me sempre para treinar porque eu ia conseguir. Um dos meus festejos foi inspirado pelo Jorge, ele faz parte de mim e da minha família. Simboliza o espírito. Aquilo que eu levo do futebol é o aspeto humano. É um dia muito triste. O Jorge era unânime num meio de crítica. Isto é que é o futebol, dentro do campo somos adversários, mas cá fora é isto que temos de levar.”

Carlos Secretário
“O Jorge era um grande homem, um grande amigo. Resta-nos respeitar a memória dele. Foi um grande jogador.”

Rui Barros
“É uma enorme perda. Quando se trata de um grande amigo com quem estivemos tantos anos juntos no balneário é realmente muito triste.”

Bruno Alves
“O Jorge criou a história do FC Porto e contribuiu muito para o sucesso do Clube. É um dia muito dificil e triste. Todos os portistas têm um sentimento especial pelo Jorge por tudo o que ele era, foi um dos maiores capitães da história do nosso Clube.”

Ricardo Carvalho
“É difícil. Aprendi muito com ele, mas mais do que um grande atleta ele foi um grande homem. Ensinou-me os valores do FC Porto, representava-os melhor do que ninguém e eu lamento muito. As minhas condolências à família do Jorge e à família do FC Porto num dia duro para todos. Sem dúvida que ele era um exemplo, é difícil encontrar as palavras certas. Cresci muito com ele, aprendi muito com ele e mais do que um grande atleta foi um grande homem. Conheci-o fora das quatro linhas e ele era um homem grande, um amigo que nos ajuda em tudo o que pode. Dentro do campo transformava-se num líder e era um exemplo a seguir.”

Ricardo Silva
“Muito triste como toda a família portista. Ainda na sexta-feira tínhamos estado juntos, estava super bem e feliz, porque a equipa estava a mostrar sinais de retoma dentro de campo, por isso fomos todos apanhados de surpresa. A vida é muito cruel, era um jogador respeitado por todos e um grande ser humano que hoje parte e nos deixa muito tristes. Cheguei ao FC Porto muito forte, aprendi muito com ele, encontrei um balneário com muita mística e acredito que muita dessa mística morre com ele. Cabe a quem cá fica tentar manter esse acreditar e lutar até ao fim. Tive o prazer de partilhar o balneário com ele durante três anos e levo para a vida a fotografia em que estou às cavalitas dele depois de ele marcar num FC Porto-Benfica. Era um grande líder, um grande capitão e um homem que lutava em prol do FC Porto.”

Nuno Capucho
“O nosso capitão, e custa-me dizer isto… os bons também vão. Só espero que tenha paz e esteja feliz onde está agora, como foi na vida. As pessoas têm de aproveitar a vida, divertirem-se, porque isto pode acontecer a qualquer um de nós.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.