FCP logo

Joana Ferreira e Maria Negrão foram as porta-vozes do plantel feminino no quinto dia de trabalho em Arcos de Valdevez

A equipa feminina do FC Porto está a estagiar em Arcos de Valdevez desde domingo. As comandadas de Daniel Chaves rumaram ao Alto Minho logo após o jogo de apresentação no Estádio do Dragão e, desde então, têm vivido “dias intensos, com muitas atividades, mas também com muitos treinos”. 

Joana Ferreira admite que o grupo “estava a precisar de um espaço em que se pudesse conhecer melhor dentro e fora do campo” e reconhece que esta semana “foi muito importante para a coesão da equipa”. Contratada ao SC Braga no início do mercado de verão, Maria Negrão assegura que “estas atividades têm sido muito importantes para criar um bom espírito” e mostra-se determinada a “entrar com tudo na nova época”. 

Depois do almoço, o plantel participou numa formação em arbitragem lecionada por Bertino Miranda, assessor e formador do FC Porto para a área das leis do jogo.

Joana Ferreira

Estágio no Alto Minho
“Está a correr bastante bem. Estávamos a precisar de um momento de equipa, até porque estamos numa nova época e temos muitas jogadoras novas. Precisávamos de um espaço em que nos pudéssemos conhecer melhor, dentro e fora do campo, e o estágio foi muito importante para a coesão do grupo. Acho que está a correr muito bem.”

Todas diferentes, todas iguais
“Antes de assimilarmos as ideias do treinador, é preciso conhecermos as nossas companheiras. Somos jogadoras com ideias e experiências completamente diferentes, por isso é importante percebermos as características de quem temos ao nosso lado. Agora, depois de nos conhecermos melhor, estamos muito mais preparadas para absorvermos tudo o que o mister tem para nos dar.”

Competição saudável
“Fazemos parte de um grupo muito ambicioso e, até nas atividades, somos muito competitivas. Temos um grupo muito bom, humilde, solidário e, sem dúvida alguma, isto vai ajudar-nos ao longo da nossa carreira.”

Maria Negrão

Formação em arbitragem
“É muito importante saber as leis do jogo e estar a par das novas alterações às regras. A equipa de arbitragem é muito importante no jogo pelo poder de decisão.”

União dentro e fora do campo
“Sinto que estas atividades são muito importantes para criar um bom espírito de grupo e isso ajuda-nos a conhecer melhor as nossas colegas dentro do campo. Ficamos a saber melhor do que cada uma gosta e isso cria certas ligações dentro de campo.”

Os desafios da pré-época
“Foram dias intensos, em que tivemos muitas atividades, mas também muitos treinos. Serviu para nos prepararmos e foi mais uma semana de uma pré-época que tem sido muito exigente. Precisamos deste estímulo e de estar unidas. Estes momentos em equipa são sempre importantes e a pré-época tem sido muito importante neste sentido. Os treinos têm sido bastante intensos e têm servido para melhorarmos certos aspetos, de forma a entrarmos com tudo na nova época.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.