FCP logo

José João e Afonso Vieira perspetivam o Rio Ave-FC Porto em sub-17 (sábado, 11h00)

A equipa de sub-17 do FC Porto tem pela frente “uma deslocação sempre difícil” ao terreno do Rio Ave, na 13.ª jornada da Série Norte (sábado, 11h00), e José João alerta para a “dificuldade de um adversário que tem um ADN muito especial, que vai trazer muita gente para a construção com algumas marcações homem a homem e vai procurar defender a baliza e a área com linhas de cinco ou seis”. O técnico portista exige um grupo “racional, que seja capaz de controlar o jogo emocionalmente para travar as transições do Rio Ave”, enquanto o avançado Afonso Vieira promete “encarar o jogo na força máxima”, “impor o próprio ritmo” e “dar tudo para trazer os três pontos para casa”.

​​​​​​​José João

Ainda o Vitória SC 
“Foi uma boa vitória contra uma boa equipa que, à data, estava em segundo lugar. Ainda assim, não fomos capazes de ser a equipa que queríamos durante os 90 minutos. Protagonizámos uma entrada muito forte, aos 12 minutos já estávamos a ganhar 2-0 e o adversário ainda não tinha passado do nosso meio campo, mas depois baixámos a nossa intensidade e o volume ofensivo e deixámos que o Vitória SC chegasse mais perto da nossa área. Alertámos a equipa ao intervalo, dissemos que não era essa a imagem que queríamos, porque somos responsáveis por balizar a intensidade do jogo e o domínio do jogo. Na segunda parte demos uma boa resposta, a equipa superou-se e criou imensas oportunidades. Fiquei contente com a evolução do grupo.”

Raio-X ao adversário
“É sempre uma equipa difícil, principalmente quando joga em casa. É uma equipa que tem um ADN muito especial e que defende a região. Vão trazer muita gente para a construção, com algumas marcações homem a homem por todo o campo e vão procurar defender a baliza e a área, com linhas de cinco ou seis. Isso vai exigir de nós muita presença no jogo. Temos de perceber que espaço é que podemos encontrar e que superioridades é que temos de criar para entrar nessa mesma linha defensiva. Não podemos entrar em desespero, temos de ser racionais e controlar o jogo emocionalmente para travar as transições do adversário.”

Momento de forma
“Estamos a viver um bom momento, mas não estamos muito preocupados com a classificação, sendo o mais humilde possível. Claro que nos orgulhamos da nossa classificação e de termos o melhor marcador e a melhor defesa, mas estamos mais preocupados com a validação do processo, a preparação para a fase de Apuramento de Campeão. Quando chegarmos lá queremos estar totalmente preparados para o desafio, sendo consistentes ao longo do tempo e tendo em vista o nosso objetivo, que é conquistar o título. Temos de ser sempre muito consistentes, competentes, porque às vezes um desaire pode ditar o desfecho do campeonato.”

Afonso Vieira

Mentalidade certa
“Temos vindo a trabalhar bem durante as últimas semanas. Vimos de um bom resultado contra o Vitória SC em casa e estamos motivados. Sabemos que temos muito trabalho pela frente e é dessa forma que vamos encarar o jogo - na força máxima.”

Deslocação a Vila do Conde
“É sempre uma deslocação difícil, sabemos que eles são muito fortes em casa, mas nós também somos e vamos impor o nosso jogo e mostrar a nossa qualidade para trazer os três pontos para casa.”

A adaptação ao FC Porto
“O FC Porto já é uma casa para mim, estou a adaptar-me bem nos últimos meses, tenho vindo a jogar e a ajudar a equipa e isso é o mais importante para mim. Quero jogar e ganhar para alcançar o nosso objetivo final.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.