FCP logo

Jogo da 22.ª jornada da Liga arranca às 15h30 na Choupana

Depois de um empate difícil de digerir no clássico com o Sporting (1-1) disputado no Estádio do Dragão, o FC Porto viaja até à Madeira para defrontar o CD Nacional, no Funchal (15h30, Sport TV), em jogo relativo à 22.ª jornada do campeonato, que continua a liderar com quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado e sete sobre o terceiro.

Decorridas 21 jornadas da prova, os comandados de Francesco Farioli somam 18 vitórias, dois empates e uma derrota, 42 golos marcados e sete sofridos. Na primeira volta, na Invicta, os portistas venceram os madeirenses pela margem mínima (1-0) graças a uma grande penalidade convertida por Samu.

Os dois emblemas já se defrontaram um total de 49 vezes para as mais variadas competições, registando-se 37 vitórias do FC Porto, quatro empates e oito triunfos do CD Nacional. Metade das derrotas portistas aconteceram na Choupana, a última das quais a 12 de janeiro do ano transato, na jornada 17 da Liga Portugal 2024/25 (2-0).

Os ingressos colocados à venda pelo FC Porto esgotaram em poucas horas e prevê-se um setor visitante pintado de azul e branco no Estádio da Madeira. O primeiro e o último nome e o número do Cartão de Cidadão dos sócios que adquiriram ingressos em bilhetes.fcporto.pt foram enviados para o CD Nacional. À entrada, os associados do FC Porto devem apresentar o documento de identificação em formato físico ou digital (através da app ID.gov.pt), não sendo aceites fotografias ou fotocópias.

FC Porto

Francesco Farioli aproveitou a conferência de imprensa de antevisão para recordar as “muitas dificuldades” criadas pelos madeirenses no Estádio do Dragão e acredita que jogar na Choupana é “uma dificuldade extra” e “um desafio extra”, o que obriga os azuis e brancos a entraram “muito fortes como sempre e com uma grande atitude”. No entender o treinador italiano, é mesmo essencial “entrar com uma grande atitude para recomeçarmos a nossa subida”.

Neste caso, “há a viagem, o relvado e especialmente o adversário”, pois os jogadores comandados por Tiago Margarido podem ser “muito perigosos para qualquer adversário”. Confirmando que Martim Fernandes não vai a jogo devido a lesão, tal como Francisco Moura, mas este devido a castigo, Francesco Farioli já vai poder contar com William Gomes para este desafio, no qual já não terá Samu, que contraiu uma lesão grave no mais recente clássico com o Sporting.

Quem está novamente pronto para dar o seu contributo é Pablo Rosario, que “já treinou a 100% com a equipa” depois de “pequena lesão num gémeo” contraída frente ao Casa Pia. Ainda no meio-campo, o impacto da estreia de Seko Fofana “foi claro para todos” e mostrou que se trata de um jogador “com liderança, qualidade e fisicalidade”. Mais à frente estarão Deniz Gül, um avançado “muito evoluído tecnicamente” e que “é um monstro fisicamente”, ou o recém-chegado Terem Moffi, que “tem treinado muito bem, com uma grande atitude e com o espírito certo”.

CD Nacional

O CD Nacional entra para esta jornada na 13.ª posição da tabela e chega ao duelo com o FC Porto na ressaca de um nulo caseiro diante do Casa Pia. Uma semana antes, frente ao Sporting, no Estádio de Alvalade, os madeirenses estiveram perto de pontuar, mas os lisboetas chegaram à vitória (2-1) já em período de compensação.

A jogar como anfitrião na principal competição nacional, o CD Nacional regista três vitórias, dois empates e cinco derrotas em 10 jogos. Com 16 golos apontados, os insulares têm o melhor ataque caseiro no 10.º classificado para baixo, mas ainda assim têm mais um golo sofrido (17) a competir como visitados. No histórico com o FC Porto na Choupana, o CD Nacional venceu por quatro vezes, os Dragões triunfaram em 19 e registaram-se três empates.

Orientado por Tiago Margarido, que não poderá contar com um dos mais recentes reforços por estar emprestado pelo FC Porto, Gabriel Veron, o CD Nacional tem em Jesús Ramírez a grande figura da temporada até ao momento, pois o avançado venezuelano leva 14 golos em 22 jogos, 13 dos quais no campeonato, os mesmos que Samu. Além de ser destacadamente o melhor marcador da equipa madeirense, Jesús Ramírez é também o futebolista mais utilizado do plantel (1.837 minutos).

Equipa de arbitragem

José Bessa, da Associação de Futebol do Porto, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 30 anos terá como assistentes Hugo Santos e Ângelo Carneiro, sendo Fábio Melo o quarto árbitro. O VAR será João Bento, assistido por Pedro Sousa.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.