FCP logo

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 24 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

5. Livraria Lello

Em 1906, José Monteiro da Costa é o obreiro do reaparecimento do FC Porto, que tinha sido fundado 13 anos antes por António Nicolau D’Almeida. Era uma altura em que o fenómeno futebolístico iniciava a sua expansão pelo país.

Portugal era também, necessariamente, um país diferente. D. Carlos governava o regime monárquico já com ideais republicanos a ganhar adeptos um pouco por todo o lado, pelos ecos que chegavam de outras paragens.1906 foi o ano em que nasceu Samuel Beckett ou Humberto Delgado, em que Theodore Roosevelt venceu o Nobel da Paz e, logo a 13 de janeiro, no número 144 da Rua das Carmelitas abriu a Livraria Lello, num evento de grande importância cultural que, contou, inclusive, com Guerra Junqueiro, talvez o maior poeta português da época.  

Era, assim, este o cenário cultural do Porto em 1906 quando José Monteiro da Costa, ali perto da Livraria Lello, deixa o Grupo do Destino para pegar no FC Porto e fazê-lo ressurgir.

Uma longa parte da vida do FC Porto está, de resto, associada à zona histórica da Baixa da cidade. De novo, também foi muito perto da Livraria Lello que tiveram lugar as primeiras Assembleias Gerais do clube. Nessa altura, os sócios reuniam-se no Centro Comercial do Porto, então localizado na Praça Guilherme Gomes Fernandes.

Muitos, porventura, passariam antes pela Livraria Lello, contemplando a arquitetura do edifício concebido pelo engenheiro Xavier Esteves que ainda hoje, tal como o Estádio do Dragão e o Museu FC Porto, é uma das atrações mais visitadas na cidade.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivoli

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.