FCP logo

Quase 30 anos depois, o FC Porto volta a Trás-os-Montes para jogar com o Vila Real e estrear-se na edição 2018/19 da Taça de Portugal

Corriam os loucos anos 20 do século XX, quando FC Porto e Vila Real se cruzaram pelas primeiras vezes nos relvados de forma oficial. Ambas aconteceram na Invicta,  contaram para a eliminatória inaugural do Campeonato de Portugal e ambas tiveram o carimbo de Norman Hall: em 1926/27, a estrela dos portistas naqueles tempos idos apontou oito dos dez golos com que os transmontanos foram derrotados sem resposta, e duas épocas depois, marcou mais dois em nova goleada, desta vez por 13-1, iniciando-se aí uma história que une os dois clubes desde os primórdios do futebol português. Foi, no entanto, preciso esperar mais de três décadas, mais concretamente pela época 1958/59, para que a Taça de Portugal levasse os Dragões a estrear-se na condição de visitante em jogos diante dos vila-realenses, como esta sexta-feira à noite voltará a acontecer.

A 24 de maio de 1958,  os portistas de Bela Guttmann, recém-consagrados campeões nacionais, foram ao Campo do Calvário vencer graças a um golo ao cair do pano de Virgílio. O Leão de Génova começou aí a abrir o caminho do apuramento, confirmado quatro dias depois nas Antas, com um 6-1 e um hat-trick de Carlos Duarte, naquela equipa capitaneada por Monteiro da Costa e em que também brilhavam Hernâni e Teixeira.

Tivemos que esperar mais de duas décadas para voltarmos a ver FC Porto e Vila Real frente a frente, novamente na Taça e logo em duas épocas consecutivas: em 1990/91, nos 16 avos de final, a equipa orientada Artur Jorge ganhou por 1-0, com um golo do francês Stéphane Paille, e só parou no Jamor, erguendo o troféu, frente ao Beira-Mar. Em 1991/92, com Carlos Alberto Silva no banco, um “bis” do avançado búlgaro Petar Mihtarski começou a desenhar uma vitória por 4-0, num percurso que só terminaria na final, como sempre sucedeu nas três ocasiões que os azuis e brancos se cruzaram com o Vila Real na competição.

Os dois jogos já se disputaram Complexo Desportivo Monte Da Forca, onde esta sexta-feira à noite (20h15, Sport TV1) o FC Porto regressa para se estrear na Taça de Portugal 2018/19 e jogar a terceira eliminatória. Os transmontanos, atuais terceiros classificados da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real, chegam a esta fase da prova depois de terem afastado o Torcatense (2-1) e a Sanjoanense (2-2, 5-4 g.p.), equipa que disputa o Campeonato de Portugal, o escalão acima.

O Vila Real-FC Porto pode ser acompanhado no Facebook e seguido em tempo real no Portal do FC Porto, no Twitter, na App e no Porto Canal. No fim, far-se-á a análise da partida no Porto Canal e também no Portal do FC Porto, com a crónica, as declarações do treinador e de outros intervenientes.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.