FCP logo

FC Porto apresentou-se aos adeptos frente ao Dínamo de Bucareste (28-28)

Agressividade e rapidez no ataque, energia e entreajuda na defesa. Frente ao Dínamo de Bucareste, que vai disputar a Liga dos Campeões em 2025/26, o plantel de andebol deixou boas indicações no jogo de apresentação, que terminou empatado a 28 com um golo de Daymaro Salina no último segundo.

Sem os lesionados Antonio Martínez e Miguel Oliveira, Linus Persson foi o destaque no sete inicial. O lateral direito foi o único reforço a começar a partida e recolheu bastantes aplausos do público ao longo dos 60 minutos, quer pela sagacidade no ataque, quer pela solidez defensiva.

Gunnarson marcou o primeiro golo da pré-temporada e Sebastian Abrahamsson arrancou da melhor forma, com um par de defesas que permitiram aos azuis e brancos alcançar um parcial de 3-0 no marcador, mas o maior destaque na defesa foi Timmy Petit, pivô que surgiu ao lado do lateral islandês e de Daymaro Salina no centro do seis-zero e, para surpresa geral, mostrou à-vontade para comunicar de viva voz com os colegas e energia para os cativar, bem como ao público.

Como é seu apanágio, Vasco Costa entrou para fazer a diferença no ataque, não tardou a ser acompanhado pelo também regressado Jesús Hurtado e, até ao final dos primeiros 30 minutos, houve ainda tempo para os adeptos verem em ação Hugo Carvalho, ponta direita de apenas 17 anos que em 2024/25 estreou-se pela equipa principal com cinco golos frente ao Alavarium na Taça de Portugal, ajudou os sub-20 a sagrarem-se campeões nacionais com 74 remates certeiros em 15 jogos e ainda ganhou experiência na equipa B, que representou em 27 ocasiões e pela qual marcou por 66 vezes.

A perder por 16-18 ao intervalo, os portistas responderam com uma excelente entrada na segunda parte que impressionou os 967 adeptos que se deslocaram ao pavilhão e permitiu uma reviravolta do marcador (26-25). Ainda que a experiência e a qualidade romenas se tenham feito notar por momentos, a crença inabalável dos da Invicta veio ao de cima e foi imprescindível para, no último lance da partida, Vasco Costa assistir Daymaro Salina para o golo do empate (28-28).

“Fico satisfeito com o resultado e com muitas coisas positivas, mas claro que houve também alguns erros. Só estamos a treinar há duas semanas, mas estou muito satisfeito com a capacidade de lutar e a moral da equipa. Claro que há algumas dificuldades, mas é normal. Toda a gente sabe que tivemos um problema na lateral direita com muitas lesões nos últimos anos e conheço o Linus há muitos anos. Ele é muito bom no um contra um e no remate exterior. O Timmy Petit tem a energia que precisávamos, vimos isso desde o primeiro dia e por isso o trouxemos. É um grande defensor e tem a personalidade que queremos”, explicou Magnus Andersson no final.

Na próxima sexta-feira (19h30, Porto Canal), os Dragões estreiam-se na Gaia Handball Week frente ao Águas Santas.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-DÍNAMO DE BUCARESTE, 28-28
Jogo de apresentação
2 de agosto de 2025
Dragão Arena

Árbitros: Dimas Carvalho e António Almeida

FC PORTO: Sebastian Abrahamsson (7 defesas) e Diogo Rêma (6 defesas) (g.r.); Thorsteinn Gunnarson (3), Pol Valera (1), Freddy Álvarez, Rui Silva, Daymaro Salina (3), Vasco Costa (4), Mamadou Diocou (2), Leonel Fernandes, Hugo Carvalho, José Luís Ferreira (3), Linus Persson (4), Jesús Hurtado, Pedro Oliveira (4) e Ricardo Brandão (4)
Treinador: Magnus Andersson

DÍNAMO DE BUCARESTE: Vladimir Cupara, Iancu Ciprian e Sami Bellahcene (g.r.); Branko Vujovic, Ionut Nistor, Calin Dedu, Andrei Buzle, Miguel Martins, Frederik Ladefoged, Pedro Valdés, Andrei Negru, Alex Pascual, Haniel Langaro, Daniel Stanciu, Miklos Rosta, Andri Akimenko, Tom Pelayo, Yoav Lumbroso, Roman Dodica e Mihai Militaru
Treinador: Paulo Jorge Pereira

Ao intervalo: 16-18

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.