Declarações de Francesco Farioli após o FC Porto 4-1 FC Famalicão
O FC Porto apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal depois de receber e golear o FC Famalicão (4-1) e Francesco Farioli mostrou-se “contente com o resultado” e com “a prestação sólida” de um grupo que, “apesar de ter concedido um golo de bola parada”, “mereceu ganhar, porque fez um bom jogo contra um adversário que esteve muito bem”. No rescaldo de “uma noite em que a atmosfera esteve espetacular”, o técnico italiano aproveitou para agradecer “às pessoas que vieram ao estádio e criaram um ambiente fantástico”: “Estamos muito felizes com a ajuda que os adeptos nos dão”.
Triunfo merecido
“Acho que foi uma vitória justa. Merecemos ganhar, fizemos um bom jogo contra um adversário que jogou muito bem, especialmente na primeira parte. Fizemos uma prestação muito sólida, fiquei desapontado com o facto de termos concedido um golo de bola parada, podíamos ter feito melhor, mas estou contente com o resultado.”
Diogo Costa na baliza
“A titularidade não é garantida, vamos avaliando jogo a jogo, de acordo com as necessidades. Temos três grandes guarda-redes. O Diogo é o nosso número um, mas tanto o Cláudio Ramos como o João Costa têm um papel importante na equipa. O João Costa está a fazer uma boa campanha com a equipa B e é um dos líderes da equipa.”
Clássico à vista
“Antes disso ainda temos um jogo na segunda-feira para o campeonato.”
A força das bancadas
“Ganhar é sempre bom. Esta noite a atmosfera esteve espetacular apesar de o estádio não estar cheio. As pessoas vieram ao estádio mesmo com este tempo e criaram um ambiente fantástico. Nos últimos 10 minutos o estádio estava ao rubro. Estamos muito felizes com a ajuda que os adeptos nos dão.”
2025 em retrospetiva
“Ainda temos jogos este ano. Depois pensamos em 2026.”
Todos importam
“Toda a gente é importante, temos de manter toda a gente num alto nível. Hoje vimos que, se baixarmos um bocadinho a pressão, não há nomes que façam a diferença. Temos de estar no máximo para as individualidades nos ajudarem a ganhar. É preciso ter força nas pernas e a mentalidade certa em campo.”
Francisco Moura
“Acho que está bem, foi uma grande pancada, mas espero que fique bem.”
Kiwior à esquerda
“É uma possibilidade. Não acho que seja um teste, porque o Kiwior já jogou muitas vezes nessa posição quando estava no Arsenal e já provou que é capaz de cobrir várias posições. É um jogador inteligente e pode atuar em várias posições.”
Balneário unido
“Aquele golo foi muito importante para o Pepê, ele fez grandes jogos nos últimos tempos, joga muito pela equipa, corre muito, recupera bolas, tem grandes qualidades defensivas e muita intensidade. Apesar disto tudo, não nos podemos esquecer de que é extremo e tem muito talento, por isso precisa de marcar e assistir. Ele estava à espera desse momento. Sentimos a emoção dele ao voltar a marcar. No último jogo, pedi-lhe para bater os penáltis, mas ele respeitou a hierarquia e deixou o Samu bater, por isso marcar hoje causou-lhe um sentimento de libertação. Celebrámos muito porque ele é uma pessoa incrível e mereceu este golo.”
O estado da arbitragem
“É muito desapontante o que está a acontecer. Gostava de dizer muitas coisas, mas prefiro guardar para mim. As imagens são claras, muito claras, se calhar não havia rede, porque estavam noutro canal e noutro local. O meu silêncio fala mais do que qualquer palavra.”
Pepê
“Já estava há muito tempo sem marcar e estava a dar em louco. Já lhe tinha dito que em caso de penálti gostava que fosse ele a bater, mas no último jogo tivemos um penálti a favor e ele respeitou a hierarquia e deu a bola ao Samu. Ele põe sempre a equipa em primeiro lugar, o esforço dele é sempre especial, tem muito talento e qualidade. A forma como a equipa, o banco e os adeptos festejaram o golo dele diz muito sobre o quanto gostamos dele.”
Victor Froholdt
“Estamos a gerir o esforço dele. Sabemos que é o jogador de campo com mais minutos, mas também já ficou de fora em alguns jogos. Eu acredito que é importante ter o plantel inteiro com a energia certa. A bateria dele dura mais do que a das pessoas normais e eu acho que ele está bem. Temos gerido o esforço dele durante as sessões de treino e estamos atentos à forma física dele. Não nos podemos esquecer de que ele é novo e ainda pode melhorar, estamos a tentar que ele esteja no máximo e estamos felizes com a margem de progresso dele.”
Lances polémicos
“Não foi a primeira vez que isto aconteceu. Não tenho palavras. As imagens falam por elas próprias e não podiam ser mais claras. Nem era necessário receber uma indicação superior, talvez estivessem ocupados a ver outro canal. A última vez que um jogo durou tanto foi em 1958. A história repete-se.”
50 golos, 18 de bola parada
“Às vezes concedemos, outras marcamos. As bolas paradas são uma chave do futebol moderno, especialmente no tipo de jogos que costumamos disputar, não que tenha sido esse o caso hoje, mas normalmente enfrentamos adversários que baixam o bloco e acabamos por ter mais cantos e livres. Temos um staff muito empenhado em criar perigo na bola parada e uma equipa que tenta de tudo para marcar.”
O desempenho da terceira equipa
“O jogo só terminou há meia hora. Sou bom a virar a página, mas ainda sinto alguma adrenalina. Não quero falar sobre a arbitragem.”
Prpić titular em Alverca?
“É central e, por isso, é uma opção para o próximo jogo.”
Samu
“Nos últimos jogos tem marcado vários golos e o meu desejo é que marque cada vez mais. Acho que ele sentiu um “clique” e começou a perceber muito bem o que a equipa técnica propõe. Os golos sempre foram a especialidade dele, a única coisa que está a fazer de diferente é a forma como trabalha para a equipa. Está a melhorar muito no primeiro toque, demonstra capacidade de interligar o jogo, está mais evoluído defensivamente e trabalha muito para os colegas. Acredito que quando se faz tantas coisas bem, os golos acabam por aparecer, porque as oportunidades também acabam por surgir. Ele está a crescer e isso é uma grande vantagem.”
Notícias Relacionadas
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.