FCP logo

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

11. Constituição Park

Haverá poucos lugares na cidade do Porto com tanto portismo lá dentro. O atual Constituição Park é ocupado pelo FC Porto há mais de 100 anos, desde o tempo em que serviu de casa à equipa sénior e outras modalidades até aos dias que correm, em que é um dos centros da Dragon Force, ponto de partida para a expansão do projeto pelo país.

Inaugurado em 1913, o Campo da Constituição foi a segunda casa do FC Porto e a ligação aos escalões de formação também vem de largos anos. Foi lá que o clube conquistou o primeiro título numa prova oficial de futebol jovem: os diplomas de vencedor da Taça Educativa de 1923/24, um torneio infantil da Associação de Futebol do Porto, atribuídos a Acácio de Mesquita e João Lopes Martins e que integram a coleção do Museu FC Porto.

Atualmente, como se disse, é a sede da premiada escola Dragon Force, já com 10 anos de história e, nesse período, em expansão pelo país e pelo mundo. A Dragon Force está em linha com a história do FC Porto na Constituição, onde campeões de Portugal, da Europa e do Mundo pelo clube começaram a viver o sonho azul e branco.

Por isso, Ricardo Ramos, Diretor Executivo da Dragon Force, considera que um projeto como o “Histórias na Cidade” tinha de passar no Campo da Constituição, por ser “um marco importante no passado, no presente e no futuro do FC Porto.”

“Com esta valiosa iniciativa recordamos o mítico campo da Constituição, as dificuldades e os sacrifícios que muitos fizeram para desenvolver as capacidades de grandes atletas que ajudaram o FC Porto a construir uma história de sucesso. Para a Dragon Force, enquanto escola do FC Porto que tem como principal objetivo formar campeões para a vida, é importante passar aos mais novos os valores que fazem parte da história do nosso clube”, afirmou.

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.