FCP logo

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

12. Casa do Infante

O Arquivo Histórico da Casa do Infante é constituído pela documentação camarária, acumulada desde a Idade Média, de instituições de Administração Central já extintas, além de Arquivos Privados e Coleções. O FC Porto, claro está, não fica de fora.

Exposta está, agora, a planta do Estádio das Antas, datada de 1948. O sonho dos portistas, que na altura iam alternando entre a Constituição e casas emprestadas, começou a ganhar forma no final dessa década, com a aquisição dos terrenos para a construção do recinto. Quatro anos depois da data desta planta, que mostra o estádio como foi originalmente projetado, deu-se a inauguração. As Antas serviram o FC Porto entre 1952 e 2003.

Esta planta pertence à coleção do Museu FC Porto, onde a memória do clube está preservada nas reservas e no arquivo histórico. Além do clube, também a da cidade lá se encontra, imitando o que sucede no extenso arquivo da Casa do Infante.

Documentação variada - em muitos casos única -, como livros de atas, projetos de obras, correspondência, jornais e publicações próprias do FC Porto, percorrem mais de um século de ligações entre a cidade e o FC Porto. O Arquivo Histórico da Casa do Infante e o Arquivo Geral fazem parte do Arquivo Municipal do Porto, cujas coleções são uma importante fonte de variadas memórias sobre o FC Porto.

Helena Gil Braga, Chefe da Divisão Municipal de Arquivo Histórico foca a ligação do arquivo existente na Casa do Infante à história azul e branca: “As suas coleções são uma importante fonte de variadas memórias sobre o Futebol Clube do Porto. Numa breve pesquisa no arquivo on-line, em Gisaweb.pt, é possível visualizar estudos a lápis dos jogadores dos anos 50 do séc. XX, estudo para o símbolo das Bodas de Ouro do Clube, uma criação do artista Cruz Caldas, bilhetes postais com os jogadores do clube nos anos 80 do séc. XX, entre muitas outras curiosidades.”

“Este imenso arquivo da cidade é uma ferramenta fundamental para compreender a evolução do Porto e também como o FC Porto contribuiu para a transformação da cidade desde 1893”, encerra.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.