FCP logo

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

15. Museu do Carro Elétrico 

No início de 1952 era ainda impossível chegar à Avenida Fernão de Magalhães, no Porto, com recurso ao elétrico, um dos meios de transporte citadinos privilegiados pela população da cidade.

Foi a construção do Estádio das Antas que levou a rede de serviços a crescer para oriente. A 25 de abril de 1952 entrou em funcionamento a Linha 15, a ligar a Rua de Santa Catarina e a Praça da Batalha à Avenida Fernão de Magalhães. Um mês depois, era inaugurado o Estádio e o FC Porto mudava-se de armas e bagagens para aquela zona da cidade, sem nunca perder as ligações antigas.

Além do serviço à população, o carro elétrico também serviu o FC Porto como meio de divulgação. O clube utilizou, muitas vezes, este veículo para fazer publicidade às suas iniciativas. Hoje, registos fotográficos dos anos de 1960 até à década de 1980 ajudam a descobrir o FC Porto ‘a bordo’ do elétrico.

Quarenta anos depois da inauguração da Linha 15, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto criou o Museu do Carro Elétrico. Abriu ao público em maio de 1992, no local da antiga central termo-elétrica de Massarelos. 

Hoje em dia, para vir para o Estádio do Dragão, o Metro e os autocarros são os transportes públicos coletivos de eleição, mas as recordações do '15' para as Antas e as antevisões e rescaldos feitos a bordo preenchem a memória de muitos.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.