FCP logo

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

13. Estação de São Bento

Encontro na estação e partida de comboio rumo ao jogo. Se hoje em dia parece algo impossível de acontecer, embora ainda neste século o FC Porto tenha utilizado o comboio numa deslocação a Alvalade, por exemplo, tempos houve em que era prática rotineira.

Inaugurada em 1916, a Estação de São Bento era o ponto de partida e de chegada dos jogadores para as deslocações que as primeiras provas futebolísticas de índole nacional exigiam.

A Estação de São Bento foi ponto de partidas e de chegadas de campeões do FC Porto em várias modalidades, sobretudo na primeira metade do século XX. Já em 1966, a equipa sub-19 de futebol do clube também foi engolida por uma multidão de adeptos nesta estação, depois de vencer o FC Barcelona na final do Torneio de Limoges (França).  

De facto, o comboio foi o meio de transporte privilegiado pelo FC Porto nas suas deslocações durante a primeira metade da sua vida. E logo desde muito cedo. Em 1909, o FC Porto visitou a cidade de Vigo, onde foi defrontar o Real Fortuna, numa partida amigável. Foi a primeira deslocação ao estrangeiro do clube, numa comitiva de 40 pessoas, entre jogadores e adeptos que viajaram de comboio.

Também o Rei D. Carlos usou o comboio em 1894 na sua deslocação ao Porto para assistir ao jogo contra o Club Lisbonense, realizado por iniciativa de António Nicolau d’Almeida, fundador do FC Porto. Na ocasião, o ponto de chegada foi a Estação de Campanhã.

Até às últimas décadas do século XX, o comboio foi, assim, parceiro essencial nas caminhadas do FC Porto. A São Bento chegaram muitas histórias, alegrias e troféus. Sempre pintadas a azul e branco. 

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.