FCP logo

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

16. Petúlia

Foi há praticamente 47 anos que a Confeitaria Petúlia abriu pela primeira vez as portas, numa onda de modernização de cafés e salões de chã no centro do Porto. Propriedade de Ilídio Pinto, ao longo de décadas dirigente do FC Porto, tornou-se espaço de referência entre a elite portuense e ponto de paragem obrigatório para várias personalidades do universo azul e branco.

“Por aqui passavam frequentemente o Presidente Pinto da Costa, José Maria Pedroto, António Morais, Hernâni Gonçalves, Álvaro Pinto e jogadores como o António Oliveira, Fernando Gomes, Lima Pereira”, explica Eurico Pinto, filho de Ilídio Pinto, e hoje membro da Direção do FC Porto.

Tal como o pai, Eurico Pinto é responsável pelo Hóquei em Patins portista, seguindo as pisadas daquele que ficou conhecido como o “senhor Hóquei” na história do FC Porto. Com Ilídio Pinto, o clube alcançou a glória dentro e fora de portas: Taças dos Campeões Europeus, Taças das Taças, Taças CERS, Supertaça Europeias, Campeonatos nacionais, Taças de Portugal, Supertaças de Portugal fazem parte da coleção iniciada com a Taça das Taças de 1981-1982.

Eurico Pinto não tem dúvidas, de resto, que “é impossível dissociar o nome do FC Porto ao da Confeitaria Petúlia”.

“Se estas paredes falassem haveria muitas histórias para contar. Não digo que tenham sido feitos aqui contratos, mas no tempo em que o clube era gerido de outra forma, nada a ver com os dias de hoje, tenho a certeza que muitas decisões foram tomadas aqui dentro”, destaca.

Os tempos são outros, o clube profissionalizou-se, as decisões afastaram-se da Petúlia e até os jogadores têm outras preferências. “É muito mais raro virem cá hoje em dia, mas antigamente passava por aqui muita gente do desporto e temos o orgulho de ainda termos clientes do dia de abertura, que está quase a fazer 47 anos”, termina Eurico Pinto.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.