FCP logo

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

18. Teatro Nacional São João

A noite de 31 de março para 1 de abril de 1952 foi agitada no Teatro Nacional de São João. Havia chegado a altura de, pela primeira vez, gravar o Hino do FC Porto, composto 30 anos antes.

A obra de António Figueiredo e Melo, com letra de Heitor Campos Monteiro, ganhou vida pela voz de Maria Amélia Canossa que completou o trio responsável por exponenciar a música do “clube da cidade que, na história, deu o nome a Portugal”. Na altura, tinha apenas 18 anos a cantora que esta sexta-feira completa mais um aniversário.

A gravação aconteceu, então, durante a madrugada, no palco do teatro, após uma sessão de cinema noturno. O maestro João Calvário dirigiu os trabalhos que terminaram pelas 5 horas. Enquanto o Porto dormia, o Hino foi passado para a fita magnética. Uma decisão que não foi apenas de agenda: apesar da boa acústica da sala, era necessário esperar que a cidade mergulhasse no sono para gravar o hino sem perigo de ruídos exteriores.

Mais de quarenta anos depois, o FC Porto e o Teatro Nacional São João voltaram a formar parceria, aquando do centenário do clube, em 1993. Pedro Burmester e a Orquestra Clássica do Porto interpretaram Schumann na primeira parte do Concerto do Centenário, no palco do Teatro. Depois, no Mosteiro de São Bento da Vitória, o maestro Meir Minsky dirigiu a Orquestra Clássica do Porto numa interpretação da Sinfonia n.º 7 de Beethoven.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.