FCP logo

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

21. Museu Nacional da Imprensa

A 28 de setembro de 1893, o Diário Illustrado, um dos jornais da época, informava: “Fundou-se no Porto um club denominado Football Club do Porto.”

Esta é a primeira notícia de sempre relativa ao FC Porto, dando conta da sua fundação. 125 anos depois, o clube continua a ser presença assídua em toda a imprensa, agora massificada. O FC Porto cresceu em vitórias, adeptos e importância, sendo acompanhado pelos media de todo o mundo nesse trajeto ascendente.

Durante este período, a imprensa foi sempre um veículo fundamental de divulgação dos feitos e da mensagem portista, havendo, inclusive, uma fase em que o próprio Jornal de Notícias se declarava “órgão oficial do clube”. Foi a 5 de novembro de 1910 e a condição, contudo, não durou muito tempo.

De qualquer forma, desde cedo que o FC Porto sentiu necessidade de se associar à produção de jornais e revistas. As publicações próprias do clube tornaram-se mais regulares a partir de 1945, com ‘o Boletim do Futebol Clube do Porto’. Seguiu-se o jornal ‘O Porto’ (1949-1986) e, depois, a revista ‘Dragões’, publicada desde 1985 e que ainda se mantém.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.